Ahhh o verão! A estação queridinha para nos fazer olhar para o corpo, né?
Venha conferir as dicas dos orientais que eu preparei para nos ajudar a cuidar melhor da alimentação nesse período!
Estão quentinhas!!
Ainda teremos mais dois meses de verão pela frente e enquanto o sol reina lá fora é o coração que reina em nós.
Nesse momento é o elemento fogo que está no controle e a dupla que representa ele no nosso corpo é o coração e o intestino delgado. Dois órgãos que nos ajudam no processo de absorver e eliminar as fontes de energia emocionais do meio externo.
Estamos todos sendo movimentados pelo emocional agora. É a estação da alegria, da expansão, do momento de aproveitar o que o mundo tem para nos oferecer. É a época que tiramos pra viajar, encontrar pessoas queridas e apreciar o que nos faz bem.
E é isso que alimenta o elemento fogo em nós. É estar com outras pessoas, compartilhar histórias, trocar experiências. A satisfação do contato humano prazeroso nutre e equilibra nosso fogo interior.
E uma coisa é certa! A gente precisa ficar atendo e ajustar alguns ponteiros aí, senão, infelizmente compensamos algumas emoções com a comida. Prejudicamos o corpo ao alimentarmos outras fomes, que não só a física.
Se eu fosse te dar uma dica sobre alimentação, falaria pra você observar com carinho tudo aquilo que te deixa mais feliz, que te deixa em paz. Tire alguns momentos para apreciar sua própria companhia ou a de pessoas queridas. Siga sua intuição. Se bater vontade de fazer algo novo, vai lá. Se der vontade de ficar em casa e assistir filme ou ler livro, está tudo certo. Se o que você quer é cuidar de você, dar um tapa no visual, se joga! Isso é atender aos pedidos do coração.
Agora, se o assunto for alimentos em si que vão ajudar o nosso corpo a passar melhor pela estação do verão, aí eu preparei umas dicas legais aqui embaixo, óh:
- Beba mais água: é bom estar perto dela para moderar o elemento fogo. Aqui vale a água em si, sucos e os alimentos mais aguados, como as frutas, as verduras e legumes.
- Invista no colorido: o vermelho é a cor do verão, mas isso não quer dizer que você só precise de frutas vermelhas nesse período. Isso tem mais a ver em comer com os olhos, brincar com os alimentos, deixar o prato bem lindo mesmo!
- Experimente novos sabores: brinque com o paladar e coloque mais tempero e sabor na comida pra movimentar a energia,ok?
- Fique atento com os excessos: nada é totalmente proibido. Moderação e bom senso é o que o paladar pede. Lembre-se que a gente não compensa a alegria ou a falta dela com a comida, tá?
- Não abuse de bebidas geladas!! Esse consumo diário do gelado corta o calor do aquecedor médio e prejudica o sistema do triploaquecedor e o elemento terra (baço e estômago). Isso quer dizer que vai dar um “bug” aí no seu metabolismo porque nem está tão calor assim dentro da gente, entende? O calor está no meio externo e o corpo já está sofrendo com isso, e aí na tentativa de ajudar a gente só coloca frio pra dentro do estômago, que precisa trabalhar dobrado pra aquecer tudo de novo. Então, vai sem exageros, ok?
- Escolha alimentos cuja natureza é refrescante. Alguns deles são: folhas verdes como a alface, acelga, agrião, espinafre, chicória e rúcula; algumas frutas como limão, maçã, melancia, morango, cereja, lichia e pera; e legumes e verduras como tomate, nabo e pepino.
Combinado?
Se você quiser saber como escolher e combinar os melhores alimentos aí no seu dia a dia seguindo a visão oriental, basta me escrever ou obter mais informações Clicando Aqui
Ótimo verão para nós!