Muita gente querendo colher. Pouca gente querendo plantar.

Essa semana eu perdi um dos meus bonsais.

Comprei uma mini romã toda florida, há dois meses, torcendo pra que ela desse logo, alguns frutos. Nunca tinha visto um bonsai tão florido!!

Doce ilusão a minha!!

Logo nas primeiras semanas as flores murcharam e caíram. Ela estava se adaptando ao novo ambiente, ne? E junto disso, também veio a minha decepção. “Tá bom”, disse eu pra plantinha! “Não é sua hora. Vamos sem pressa, aguardando até a próxima estação”.

Só que percebi que ela só foi piorando. Ela adoeceu e perdeu suas folhas bem rápido. Procurei ajuda, troquei a terra, coloquei o inseticida e aguardei. Cada dia era um papo diferente pra ver se ela animava. Mesmo assim, sentia que ela estava numa situação de “piora-melhora-piora” a cada semana.

Ontem voltei na floricultura e eles disseram que já não tinha mais o que fazer. A raiz estava toda comprometida. O rapaz muito atencioso me mostrou a situação e disse que eu até poderia tentar reverter o quadro da planta, mas pelo conhecimento que ele tinha, não acreditava que seria muito positivo.

Ficou comovido com a minha angústia e fizemos um acordo. Eu abri mão dela pra que ele pudesse salvá-la. Se ele conseguisse reverter o quadro, poderia vendê-la para outra pessoa (às vezes não era pra eu ficar mesmo com ela, foi o que senti no momento), mas caso ela morresse, eu pagaria as despesas. Era só ele me avisar o que gastou.

Feito o acordo, fui pra casa bem pensativa. Refletindo que assim também somos nós na nossa vida, ne?! Queremos colher mais do que plantar. Queremos colher logo os frutos e os resultados sem esperar o tempo certo.

Se a gente já vê as flores, logo achamos que vai vir um fruto lindão, não é mesmo? Mas plantar que é bom, dá um trabaaaaalho!! A gente tem uma preguiiiiiça de ficar ali cuidando de cada etapa!

E não precisa ser uma experiência só com as plantas, vai! Vivemos essa mesma situação com as áreas da nossa vida também: nossos relacionamentos, nossos negócios ou nossa saúde. Temos pressa pro remédio tirar a dor e voltarmos a nossa rotina. Temos pressa de conseguir um parceiro(a) e não ficarmos mais só. Temos pressa pra conseguir uma promoção no emprego ou que os negócios nos tragam mais lucros. É muita aceleração!!

Só que é plantando pequenas doses de amor e atenção que colhemos futuramente esses resultados. É respeitando o tempo de cada etapa que a gente chega lá. E mesmo assim, nem temos o controle de tudo!!

Ai, ai…eu e minha santa inocência de querer colher logo as romãs!!

Nunca poderia imaginar que ao invés disso, ela estaria lutando pela vida agora!

Um baita ciclo. Um belo aprendizado para o mês.

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *